Um pânico de se perceber pertencente de uma liberdade branca...

 Então

Hoje tranquilamente recebi a incumbência de ir ao mercado após  o trabalho.

Até aí tudo bem, faz parte do meu dia-a-dia de pandemia. 

Entrei no mercado, recebi do atendente que limpa os carrinhos um recém passado álcool, e após as cordialidades que atualmente tenho me esforçado para serem mais presentes nas comunicações, coloquei minha bolsa no carrinho e entrei... comecei a andar pelos corredores conferindo a lista de compra que está no celular, e a bolsa que tenho fica aberta depois que tiro o celular dela.

depois de alguns minutos, começo a ter a necessidade de ir ao banheiro, e prontamente pensei, deixo o carrinho neste corredor (uma parte não movimentada do mercado) e vou saindo do mercado em direção ao banheiro, que fica quase na porta de saída. 

Sem pensar muito coloco meu celular de volta na bolsa e vou saindo... entro no banheiro. Quando estou lá, sentada, percebo que naquela simples situação de urgência orgânica, uma pessoa preta não teria saído do mercado sem ter sido perseguida por um segurança... 

Porque, assim, todo o meu movimento dentro do mercado foi duvidoso, as seções por onde passei ate resolver sair, a bolsa aberta no ombro... se eu fosse preta, seria perseguida, talvez, desde a hora que eu entrei no mercado e me direcionei para aquela seção (onde estão as TVs, celulares, etc)...

Percebi minha liberdade branca batendo na minha cara, sabe... como a nossa sociedade é racista.

Estou num processo de valorização das minorias há alguns anos, e o racismo enraizado na minha vida estou tentando eliminar, é um processo lento e doloroso em alguns momentos, mas com certeza não se comparam as dores de quem está do outro lado disso, os pretos que se socializam comigo, quando ainda tem que lidar com algumas atitudes preconceituosas que ainda existam... 

Me dar conta do meu privilégio me deixou muito triste, comigo e com a sociedade que impõe essas restrições ao povo preto. 

Tá longe de tá bom, nem perto de ser perfeito, mas to batalhando por uma eu melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog