Pesquisas no Mundo da Arte - Rui Valentim

 Boa.

Você já se sentiu fora do tempo e do espaço. Isso acontece muito comigo. Pra tudo o que eu vivo, de repente me sinto atrasada: descubro um ótimo livro muitos anos depois de lançado, um ótimo filme que nunca me interessei em assistir até alguém me dar um spoiler, um artista magnifico guardado debaixo do meu nariz... 

e foi assim que cheguei a conhecer um artista magnifico, dentro do meu tema de TCC, e nunca tinha me dado conta dele porque ele era considerado por mim como um artista construtivista, abstrato, e sendo assim nunca dei muita atenção ao mesmo.

Que pessoa mais idiota eu sou. 

Ando muito superficial já faz alguns anos, e agora percebo e me arrependo imensamente disso. 

Rubem Valentim é um artista baiano, que nos anos 40-60 fez obras que se encaixaram no estilo construtivista que vinha adentrando o Brasil vindo da Europa. 

Formas geométricas, cores puras, simbolismo.

Mas Rubem Valentim se mostrou a mim sendo muito mais que isso. Rubem Valentim tem referência religiosa, afro-brasileira, no seu mais puro simbolismo e significância. 

Deposi de muito pesquisar, resolvi que meu TCC será sobre a análise simbólica presente nas Obras de Rubem Valentim da fase pós-Roma. 

Vou resumindo aqui pra vocês no blog conforme vou descobrindo os conteúdos, mas estou apaixonada como ele consegue colocar tanto da religião afro-brasileira em quadros tão bem construídos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog